Pilha feita com limões

Você já pensou em gerar eletricidade usando apenas alguns limões? É verdade. Essa experiência é fácil de fazer e mostra como é o princípio de funcionamento de alguns tipos de pilhas e baterias.
O sumo do limão é uma solução eletrolítica, ou seja, possui cargas positivas e negativas e é capaz de conduzir eletricidade.
O cobre atrai os elétrons do zinco produzindo uma corrente elétrica que pode acender um LED. Não se preocupe, pois a eletricidade gerada é muito baixa e não há perigo de choques! Se precisar peça auxílio de um adulto.

Passo 1

Materiais: Duas placas pequenas de zinco e duas de cobre, dois limões, três pedaços de fios elétricos, fita isolante, uma lâmpada LED (aquelas pequeninas usadas em controles remotos).

Passo 2

Role os limões sobre a mesa, fazendo pressão por um minuto. Isso vai soltar o sumo para funcionar melhor.

Passo 3

Introduza uma placa de zinco e uma de cobre em cada fruta.

Passo 4

Desencape com muito cuidado as pontas dos fios elétricos. Com fita isolante, use um dos fios para unir a placa de zinco de um limão à de cobre fixada na outra fruta. Se fizer ao contrário não vai funcionar.

Passo 5

Fixe as pontas dos outros fios nas placas que sobraram.

Passo 6

As outras extremidades dos fios serão ligadas à lâmpada LED. A placa de cobre será ligada ao polo positivo (+) e a de zinco, ao polo negativo (-). Caso não acenda, inverta a ligação nos polos do LED.




ENVIE SEU DESENHO

Mande seu desenho aqui!

FALE COM A MARIANA

Fale comigo agora!

PARA OS PAIS

Nossas regras e orientações!

Criação e Hospedagem