Motor elétrico simples

Aprenda a fazer um motor elétrico simples com materiais que você tem em casa. Este experimento usa o princípio dos motores elétricos encontrados em eletrodomésticos como liquidificadores, brinquedos etc.
A eletricidade gerada pela pilha circula pela bobina feita com fio de cobre esmaltado, e essa energia cria um campo magnético nessa bobina.
O campo magnético do imã repele o gerado pela bobina fazendo ela girar.
Agora é com você. Ah! Se precisar peça ajuda de um adulto.

Passo 1

Pegue um fio fino de cobre esmaltado e enrole 10 vezes ao redor de uma das extremidades do tubo de papel. Deixe alguns centímetros do fio solto no começo e no fim da bobina. Retire cuidadosamenete a bobina do tubo.

Passo 2

Enrole as extremidades do fio ao redor da bobina em pontos opostos do círculo. Cole a fita para ajudar a manter a o formato da bobina. Corte o excesso do fio e deixe alguns centímetros de cada lado. Atenção: lixe completamente uma das pontas, na outra lixe somente "metade" do esmalte.

Passo 3

Faça quatro furos, com muito cuidado, no copo plástico usando um prego. Corte dois pedaços de fio de rígido com três vezes o tamanho do copo e passe através dos furos no copo. Lixe um centímetro das quatro pontas para retirar o esmalte.

Passo 4

Cole um imã desse encontrados em altofalantes no fundo do copo pelo lado de fora. Se o imã for muito grande, peça para um adulto quebrá-lo e use apenas um pedaço.

Passo 5

Dobre as pontas dos fios para que formem dois "ganchos" de modo que a bobina fique apoia neles com o menor espaço possível entre ela e o imã.

Passo 6

Encoste as duas pontas dos fios nos polos positivo (+) e negativo (-) da pilha e fixe usando fita adesiva. Pronto, agora dê um pequeno impulso na bobina que seu motor vai começar a girar.




ENVIE SEU DESENHO

Mande seu desenho aqui!

FALE COM A MARIANA

Fale comigo agora!

PARA OS PAIS

Nossas regras e orientações!

Criação e Hospedagem